domingo, 4 de dezembro de 2016

GATMI encerra seu ano de estréia com seu 2º Torneio - Grupo promete expandir-se em 2017

No ultimo domingo (04), ocorreu a segunda edição do Torneio de Tênis de Mesa da GATMI, que foi realizado em Itapevi para encerrar o ano de estreia do novo grupo de Tênis de Mesa da Região. Com a finalidade de divulgar e promover o esporte na região Oeste onde a modalidade não é tão explorada, o grupo promete ampliar ainda mais suas idéias em 2017.

Pódio do 2º Torneio GATMI - Campeão:Will  2º Lugar: Antonino, 3º Lugar: Dênis, 4º Lugar: Igor / FOTO: GATMI

Fundado em 2016, o GATMI (Grupo Amador de Tênis de Mesa de Itapevi) veio com o objetivo de difundir e ampliar a modalidade na região Oeste onde o Tênis de Mesa ainda não é tão explorado.
Aproveitando a ascensão que a modalidade adquiriu desde os jogos olímpicos Rio 2016, Ramon Felix - amante e praticante da modalidade - decidiu que era a hora ideal para que fosse feito algo que expandisse a modalidade na região:
— Quando os jogos Rio 2016 foram televisionados, eu vi que era uma boa hora para fazer algo diferente e que somasse com a modalidade, afinal o conceito de "Ping Pong" tomara um novo rumo para os não praticantes que acompanharam o ótimo empenho da equipe brasileira pela mídia e passaram a entender o que realmente era o Tênis de Mesa.

Premiação do primeiro Torneio GATMI
Sabendo que não seria fácil atrair público, Ramon tomou uma iniciativa um tanto quanto arriscada em alguns aspectos organizando seu primeiro Torneio em uma escola local em parceria com o projeto escola da Família, porem cobrando um valor simbólico de inscrição entre os participantes convertendo na personalização da premiação.
 — Nós tínhamos contatos com excelente atletas da região que já praticam a modalidade em um ótimo nível, porem sabíamos que fazer um torneio em uma escola, apesar de ter um enorme público que prestigiaria o evento ( o que é nossa ideia principal), teríamos um problema se fosse gratuito, pois muitos se inscreveriam e participariam apenas por participar tirando um pouco do brilho e ideia principal do evento, então decidimos  cobrar um valor simbólico na inscrição apenas para que fosse confeccionado uma premiação personalizada e de qualidade, assim até mesmo atletas de um bom nível ficariam interessados em participar, afinal quem não gosta de ter troféus bonitos em sua coleção? 

Apesar do receio pelo fato do pioneirismo do primeiro torneio, a GATMI teve grande êxito em seu  evento atraindo 21 participantes sendo 12 deles com um excelente nível técnico, o que proporcionou um excelente espetáculo para quem assistiu.
— Haviam muitos expectadores que nunca tinham visto atletas não profissionais jogarem daquela forma, houveram inscrições de alguns atletas que praticavam tênis de mesa no local que ficaram bestificados e mesmo tendo sido derrotados sem muita dificuldade pelos mais experientes, adoraram ter participado e poderem jogar contra pessoas mais fortes. Foi um verdadeiro espetáculo e em muitos momentos os expectadores ovacionavam os atletas após as trocações.

Com o sucesso do primeiro evento foi solicitado por alguns participantes que fosse levado a ideia para outro local onde haviam mais praticantes e também pessoas que gostariam de assistir atletas do nível apresentado na primeira edição, e lá novamente o evento foi muito bem recebido por uma platéia de expectadores ainda maior.
— Na primeira edição convidamos atletas pré mirins que tinham um excelente nível e deram um show na sua atuação, na segunda edição perguntaram pelos "meninos prodígio". Achamos incrível, pois tinha uma quantidade significativa de pessoas que estavam ali somente para prestigiar e assistir os jogos e havia uma outra enorme quantidade perguntando aos atletas onde eles treinavam, para poderem ir até lá pra conhecerem e começarem a treinar e também levarem seus filhos para ingressarem na modalidade. Foi realmente algo de arrepiar.

Premiação do 2º Torneio GATMI - As premiações personalizadas é um dos diferenciais da GATMI.
De acordo com o GATMI, seu projeto de expansão não irá parar por aí e ano que vem haverão surpresas e inovações que irão promover ainda mais a modalidade.
— Iniciamos com uma proposta e hoje temos algo concreto, queremos que mais pessoas vejam e interajam com esse esporte maravilhoso, não imaginávamos que teríamos uma repercussão tão positiva no primeiro ano e muito menos que os atletas mais experientes topariam e abraçariam a ideia e poderem participar de nossos eventos. Estamos muito empolgados e com as novidades que estamos preparando ampliaremos nosso foco também. Anotem nosso nome, pois vocês ouvirão falar muito dele no próximo ano. 
Criamos uma página no Facebook e quem quiser nos acompanhar basta curtir "GATMI" no Face e ficar por dentro de tudo. Quem quiser participar ou prestigiar nossos eventos as portas estarão abertas.


O GATMI mostra que para inovar e ter sucesso não precisa de muito mais do que força de vontade e boas ideias.

O TT Fire agradece a entrevista e deseja que no próximo ano realmente seja expandido ainda mais a nossa tão amada modalidade.
 

Dados de entrevista com Ramon Felix - Criador, idealizador e Presidente da GATMI / 04 de Dezembro de 2016/ Todos os direitos dessa matéria pertencem e são reservados a TT Fire Ltda.