domingo, 4 de setembro de 2016

Hugo Calderano: O Menino Prodígio


Hugo Marinho Borges Calderano é um mesatenista brasileiro nascido no Rio de Janeiro no dia 22 de Junho de 1996.
Aos dois anos de idade, ele já era colocado em cima de uma mesa de ping-pong para tentar rebater as bolinhas e seis anos depois, o carioca nascido no Flamengo começou a treinar e disputar torneios de tênis de mesa e vôlei simultaneamente e também competir no atletismo, todas as modalidades pelo Fluminense.
Campeão carioca pré-mirim no salto em distância e integrante da seleção carioca de vôlei aos 12 anos de idade (modalidade em que também foi campeão) Hugo era literalmente um atleta nato. A decisão de seguir apenas com o Tênis de Mesa aconteceu aos 13 anos, quando Hugo conquistou o título sul-americano na modallidade.
— Sabia que uma hora teria que decidir. Escolhi o Tênis de Mesa não só porque gostava mais, mas também por já fazer parte da seleção brasileira, viajava para outros países, era mais divertido — relembra Calderano em entrevista.
Apesar da pouca idade, tomar decisões havia sido rotina para o mesatenista, que aos 14 anos deixou a família no Rio e se mudou para o centro de treinamento da seleção brasileira, em São Caetano:
— Foi bem difícil sair de casa, complicado meus pais deixarem eu treinar em outra cidade e morar longe deles. Mas eles sabiam que era isso que eu queria e me apoiaram muito. Eu sabia que teria que ir para lá se quisesse crescer. Meu avô foi morar comigo.

Antônio Borges mudou-se com Hugo Calderano, para ajudar o neto na fase de adaptação longe de casa.
Desde que se mudou para São Caetano, Calderano passou a disputar competições na Ásia e na Europa. Aos 16 anos, o atleta fez um estágio na Alemanha, até que o técnico francês Jean-René Mounie, da seleção brasileira, o convidou para fazer um intercâmbio fora do Brasil.
Desde outubro de 2014, o jogador mora na cidade alemã de Ochsenhausen, que tem pouco mais de oito mil habitantes.
A adaptação ao novo país foi outro obstáculo superado.
— No início foi bem difícil, já estava acostumado a morar longe da família, mas em outro país é diferente. Sorte que sou muito focado nos meus objetivos e estou muito bem adaptado — garante o tricampeão latino-americano, título conquistado em Porto Rico.
Saudade dos pais, da irmã e dos amigos à parte, Calderano, apesar de ser carioca, diz que se identificou com a pacata Ochsenhausen.
— Sempre gostei de tranquilidade, sinto muita falta do Rio, mas tem um lado bom, eu me sinto bem aqui, percebo que as pessoas gostam de me ver jogando — observa.

Hugo representando Liebherr Ochsenhausen time qual ele representa na Bundesliga atualmente.

Treinando, em média, seis horas por dia, o filho dos professores Marcos (de Educação Física) e Elisa (de inglês) gosta de jogar videogame nas horas vagas e costuma ir ao clube em Ochsenhausen (Onde joga atualmente) de bicicleta. Mas seu maior hobby é o cubo mágico, em que coloca em prática o raciocínio rápido, tão importante no tênis de mesa:
— Quando eu tinha 10 anos, meu pai me ensinou a montar. A partir daí, gostei e quis ficar cada vez mais rápido. Hoje, consigo fazer em 8,2 segundos - diz o Mesatenista.

Atualmente após disputar sua primeira Olimpíada no Rio de Janeiro em 2016 onde foi derrotado nas oitavas de final pelo japonês Jun Mizutani (5° do Ranking ITTF) por 4x2, Hugo obtêm  a melhor posição de um Latino Americano no Ranking Mundial da ITTF, na marca de 31° rankeado entre os mesatenistas de todo o mundo.





Um comentário: